sábado, 12 de maio de 2012

Pesquisa feita na UFMG comprova metodologia canadense que avalia e identifica o desenvolvimento motor de recém-nascidos


Um estudo com o objetivo de confirmar para o Brasil uma avaliação de origem canadense que acompanha o desenvolvimento motor grosso de crianças de até oito meses de vida, usandoaescala Alberta Infant Motor Scale (Aims), acaba de ser concluído na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No Brasil, segundo a pesquisadora e professora do Departamento de Fisioterapia da UFMG, Ana Paula Bensemann Gontijo, autora do trabalho, faltavam instrumentos padronizados para nossa população.

Nessa escala, explica Ana Paula, avaliam-se quatro posições: prono (de barriga para baixo), supino (barriga para cima); sentado e em pé. O método Alberta dispõe de uma curva gráfica de percentis – tabelas de medições para comparar e avaliar o crescimento da criança com referência a uma escala padrão, no qual os parâmetros levam em conta peso, altura e circunferência da cabeça –, que variam de cinco, 10, 25, 50, 75 e 90, sendo que os pontos de corte de cinco e 10 são importantes para detectar o atraso motor.

No trabalho, a professora da UFMG identificou alterações nas curvas principalmente nos meses iniciais, sugerindo o uso da curva da avaliação brasileira para sua adoção na prática clínica e em pesquisas. “Um ponto muito positivo é que Belo Horizonte foi dividida em três grandes blocos de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), única variável que pode ser extrapolada para todo o país por ser ela representativa”.

Uma criança com atraso motor pode apresentar outros problemas, como uma paralisia cerebral, e por essa razão a detecção é muito importante: quanto mais cedo ela for encaminhada para reabilitação, maiores as chances de recuperar o ritmo do desenvolvimento.


Fonte: ELIAN GUIMARÃES (2012) – Caderno de Ciências

3 comentários:

  1. Oi Luciano
    tudo bem?
    Muito interessante o trabalho, contudo temos que publicar os trabalhos pioneiros no Brasil, que partiram do grupo da Prof.Nádia . A prof Raquel Sacanni tem trabalhado com o AIMS desde 2009, vou postar os links dos trabalhos.

    Abraço

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  2. Legal Felipe. A nossa proposta é de estar apresentando sempre novidades para as nossas discussões. Fique a vontade para postar os trabalhos do grupo da professora Nádia.

    Abração!

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  3. Dentro de alguns dias passarei a acompanhar o blog. Estou me inserindo no ensino infantil e fundamental I e II e não posso estar fora de sintonia do que há de mais atual no ramo do desenvolvimento motor. A ideia do blog é muito importante para que nós continuemos sempre trocando informações. Abraço!

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